GASOLINA FORMULADA OU GENÉRICA. VOCÊ SABE O QUE É?

postado em 18 de jun. de 2018 18:55 por Silvio Luis dos Santos   [ 18 de jun. de 2018 19:06 atualizado‎(s)‎ ]
VOCÊ PODE ESTAR COLOCANDO NO SEU CARRO EM SABER!


Muito se foi falado sobre esse "novo" tipo de combustível. Recentemente foi destaque em um programa de televisão, dizendo que consome mais, prejudica o motor e que os frentistas deveriam avisar na bomba de abastecimento se a gasolina é formulada ou refinada:
Vamos aos fatos:
Todo petróleo é refinado É o processo de transformação do petróleo cru em subprodutos como diesel, gasolina e gás de cozinha. 
Toda gasolina é FORMULADA (segundo a ANP):
A gasolina é uma mistura de correntes de hidrocarbonetos que pode ser obtida por diferentes processos. Pode ser feita por refinaria ou por outros agentes econômicos autorizados pela ANP, como formuladores e centrais petroquímicas.

Em uma nota técnica emitida em fev/2018, a ANP afirma:
    "Para que a mistura de correntes de hidrocarbonetos resulte no padrão de gasolina determinado pela ANP, é necessário recorrer à formulação. Daí não restando dúvidas de que: 
    a) na prática, toda a gasolina destinada ao consumidor final, no Brasil e noutros países, é formulada, seja por refinaria, central petroquímica ou formuladora; 
    b) não procede afirmar que a gasolina produzida por formuladores é de qualidade diferenciada daquela oriunda de refinaria ou central petroquímica; 
    c) não há distinção entre gasolina “formulada” e “refinada”; 
    d) desde que a gasolina atenda às especificações, a origem da sua produção não interfere na qualidade do produto, bem como não causa danos ao funcionamento do veículo."

Portanto, não existe diferença, o que existe é gasolina comum, aditivada ou premium como já foi falado aqui 
http://www.mecanicastillus.com.br/dicas-e-noticias/gasolinacomumaditivadaoupremium-qualamelhor

Se você, amigo - cliente, colocou uma gasolina e seu carro passou à andar menos e gastar mais é porque você colocou gasolina ADULTERADA!.


fonte:
http://www.anp.gov.br/noticias/4331-o-que-e-gasolina-formulada
http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/refino/
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/12/gasolina-formulada-combustivel-mistura-qualidade.htm

Comments